Projeto Cultural para Semana Missionária

Objetivo Geral
Apoiar e motivar as Comarcas e suas respectivas paróquias para realização de eventos culturais durante a Semana Missionária, especificamente na tarde e noite do dia 18.07, previstas na programação diocesana para essas atividades.

Objetivo Específico
Disponibilizar um projeto prático e exequível às comarcas e suas respectivas paróquias, a ser assumido posto em prática, durante a Semana Missionária.

 Propostas concretas
A Equipe Cultural constata que a variedade cultural de nossa arquidiocese tem reflexos práticos e perceptíveis na sua demografia e etnia. Nos grandes municípios, predomina a tendência à cultura de massa do mundo urbano, mesmo assim é possível detectar sinais que remetem a determinadas raízes culturais. Já os pequenos municípios realçam-nas com mais clareza. A convivência de décadas e séculos, em nosso território, de grupos étnicos diferenciados resultou num belo processo inculturativo. Assim, em nossos dias, uma determinada expressão cultural, embora tenha uma origem específica, já é patrimônio comum.

Essa abertura  facilita bastante o trabalho preparação de um momento cultural. O primeiro passo a ser dado pelo grupo comarcal responsável é o levantamento da manifestações culturais de seu território. Para exemplificar e ajudar nessa escolha, destacamos alguns grupos étnicos de nosso território arquidiocesano, majoritariamente compostos de: Indígenas, portugueses, africanos, açorianos, alemães, italianos, poloneses e ucranianos.

Suas expressões culturais podem ser reconhecidas em várias manifestações remanescentes:
Arte e artesanato, instrumentos de trabalho, festas religiosas, festas folclóricas, danças, trajes típicos, gastronomia etc.

A partir desse levantamento o grupo deverá optar por um tipo de atividade  Aconselha-se um eixo específico que possa, eventualmente, assimilar outros elementos.

Exemplos: feira artesanal, oficina artesanal, festa folclórica, danças folclóricas, exposição temática. (Aqui poderão aparecer sugestões mais simples e concretas do tipo, boi de mamão, quadrilha de São João etc).

Atividades desse tipo poderiam, eventualmente, assimilar elementos multiculturais. Deve-se levar em conta o tempo destinado à duração do evento. Escolhas do tipo exposição e similares podem ser pensadas para mais dias, porém, tendo como ponto alto o dia e tempo previstos (dia 18.07, tarde e noite).

Feita a escolha, deve-se montar as equipes que idealizarão um projeto de execução. Na medida do possível, deve-se procurar órgãos públicos, municipais e estaduais, para firmar parcerias. O passo seguinte será a elaboração de uma programação local.

Em determinadas comarcas, paróquias por afinidade cultural e/ou proximidade geográfica poderão trabalhar juntas. Seria desejável que cada paróquia encaminhasse o seu projeto ao responsável comarcal para melhor articulação dessa programação cultural.