PROJETO: VISITAS MISSIONÁRIAS AOS SANTUÁRIOS, SEMINÁRIOS E CASAS RELIGIOSAS


Estamos a caminho da JMJ de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro que será precedida da Semana Missionária de 14 a 21 de julho. A Igreja pretende envolver nessa Ação Evangelizadora, os jovens peregrinos das dioceses e paróquias espalhada por todo o mundo. Nesta perspectiva, o Papa Bento XVI já conclamava toda a juventude e por que não toda a Igreja, a assumir mandato de Jesus: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.   Urge despertar e impulsionar o espírito missionário dos jovens, para estarem sempre prontos para a missão, assumindo com novo ardor o chamado que receberam desde o batismo.

A Equipe da Missão está empenhada na realização de uma das atividades da Semana Missionária, que é a visita aos Santuários, Seminários e casas Religiosas sediadas na Arquidiocese. Esta atividade tem como finalidade, propiciar aos jovens peregrinos estrangeiros e das nossas comunidades, a oportunidade para conhecerem mais de perto os Santuários como espaços de evangelização, o ritmo de vida e a formação nos seminários e a Vida Consagrada Religiosa e Leiga no Brasil, seu estilo de vida, carisma, etc.

Constatamos que há na Arquidiocese vários Santuários que funcionam de forma diferenciada, de acordo com suas próprias características, Seminários, desde os Menores até ao Propedêutico e à Teologia. É muito rica a diversidade de Congregações e Institutos Religiosos e de novas comunidades de Vida Consagrada Leiga, seu estilo de vida e a missão que desempenham. Cremos que vale a pena conhecer esses espaços e a variedade desses dons e carismas que Deus concede à nossa Igreja na Arquidiocese.

Objetivo Geral e/ou da Equipe
Incentivar e apoiar as comarcas no seu trabalho junto às paróquias, em vista da realização da Semana Missionária.

Objetivo específico
Planejar os locais, santuários, seminários e casas religiosas a serem visitados e apresentar sugestões de atividades que poderão ser realizadas nas visitas missionárias.

Orientações para as visitas Missionárias: Propostas sobre locais das visitas e de   atividades que podem constar da programação

As paróquias são convidadas a elaborar sua programação para tais visitas, em sintonia com as demais paróquias e com a comarca. No intuito de ajudá-las, sugerimos que  a Coordenação da Semana Missionária das paróquias, faça uma preparação prévia, realizando alguns passos nesse processo:
- Localização dos Santuários, Seminários e Comunidades Religiosas situadas no seu território ou próximo ao mesmo. Para favorecer a escolha das Instituições a serem visitadas pelos peregrinos e pelos jovens de sua paróquia, segue uma planilha com a relação dos Santuários, Seminários e Casas religiosas e Novas Comunidades, que desejam acolhê-los.
- Definição, em sintonia com a paróquia, dos locais a serem visitados. Entrar em contato com os respectivos responsáveis, combinar e informar sobre: horário, tempo de duração, roteiro das  atividades da visita, nº de jovens missionários visitantes, etc.
            - Preparação dos Jovens peregrinos para a visita, com momento de interação entre os eles, Celebração Eucarística ou Ofício Divino ou outra forma de oração. Passar as informações a respeito do objetivo da visita, roteiro e outras.

Proposta de roteiro para as visitas

- Acolhida aos missionários pelo pessoal das casas visitadas.
- Informação sobre a instituição visitada: histórico, objetivo, espiritualidade, estilo de vida, carisma, missão, etc.
- Visita aos espaços aos espaços físicos e grupos (onde e com quem) exercem sua missão, na própria instituição e na paróquia onde a mesma está inserida.
- Momento de celebração ou de Oração com os Missionários (se possível).
- Conforme o horário da visita, a casa pode oferecer um lanche para os jovens.
Atenção! Estas são apenas algumas pistas que poderão ajudar. Mas contamos com a criatividade de cada paróquia para planejar e dinamizar tais visitas.

Equipe Missão: Ir. Teresa Nascimento